Desde os anais da História dos Homens não tem faltado aqueles que devotadamente tem dado o seu contributo a esta com as suas valorosas prosaicas. Em pleno sec XXI e adepto confesso das novas tecnologias rendo-me por fim a criação deste blog. Com a minha escrita não pretendo iluminar o Mundo no entanto, com a meia dúzia de habitues que certamente obterei e digo-o isento de qualquer laivo de auto-lisonja, dou por cumprido o meu ensejo.
Boa Leitura!

20110510

Cinema Scala

Como encarar o acto sacrílego que transformou o café com o mesmo nome, de um dos maiores templos da sétima arte em Moçambique numa inexpressiva loja de roupas e de pecas de viaturas?


Apesar de raras as sessões de cinema a que se podem assistir, o cinema Scala quer como memória, quer como tesouro arquitectónico, é um alimento nostálgico do imaginário de uma cidade que ali fez cruzar gerações de cinéfilos e de simples espectadores. Mais do que emblema de um tempo e lugar, e sobretudo de uma paixão colectiva, o cinema SCALA representa hoje, na sua dimensão residual, o declínio de um conceito cultural e civilizacional.