![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhHNG8OHXZQ74_630F4fi_uL1NM2sCwdz8TipEs8V2rulpZvw3gRSdzhPoUApAn9PualO9DzrYWtfO-VjODBbyMcw3MEPNnnvpbZTDEyYSSdArPyceK0aL3Eaj76JaAqXu8xr9Wtb4KHthC/s320/LM.jpg)
Originalmente significando o modo, desenho ou divisa atraves do qual o dono identificava um livro como seu, ex-libris, expressão de origem latina, passou com o tempo, a ter o sentido de característica ou marca importante de alguém, de um povo ou de uma cidade.
É por isso comum, ouvirmos referencias em relação a um determinado edificio como sendo um ex-libris de um certo lugar.
Nao resisto pois, a tentação de apontar aquelas que considero serem as 12 legendas (poderiam ser mais, naturalmente) que concorrem para uma certa imagem de marca de uma cidade como Maputo.
Obviamente, toda a objectividade que se possa aqui pretender esgota-se, comprometida pela carga de subjectividade própria de quem faz este tipo de juízo, em que a sensibilidade, percepção e conhecimento empírico individuais acabam por jogar um papel decisivo.
Acredito, também, que nao haverá propriamente grandes novidades nesta escolha, contudo e a forma que encontrei para prestar tributo a uma cidade que se confunde com a história moderna deste pais. Há, isso sim, o olhar nostálgico de quem sente profundamente a passagem erosiva e transfiguradora do tempo.
Nao estabeleci nenhuma hierarquia em relação a ordem como cada um destes lugares de referencia vao surgindo.. Boa Leitura!